ERA UMA VEZ O CINEMA


Os Imperdoáveis (1992)

cover Os Imperdoáveis

link to Os Imperdoáveis on IMDb

País: USA, 130 minutos

Titulo Original: Unforgiven

Diretor(s): Clint Eastwood

Gênero(s): Drama, Western

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.2/10 (365282 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Oscar de Melhor Filme
Clint Eastwood

Oscar de Melhor Diretor
Clint Eastwood

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
Gene Hackman

Oscar de Melhor Montagem
Joel Cox

Prêmio Globo de Ouro: Melhor Diretor
Clint Eastwood

Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Ator Coadjuvante
Gene Hackman

National Society of Film Critics Award:
Melhor Filme

National Society of Film Critics Award de Melhor Diretor
Clint Eastwood

Directors Guild of America Award - Melhor Diretor de Filme
Clint Eastwood

Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator Coadjuvante em Cinema
Gene Hackman

Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema para Melhor Roteiro
David Webb Peoples

National Society of Film Critics Award de Melhor Ator Coadjuvante
Gene Hackman

Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Diretor
Clint Eastwood

Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator
Clint Eastwood

London Film Critics Circle de Melhor Filme do Ano
Clint Eastwood

Los Angeles Film Critics Association Award:
Melhor Filme

Prêmio Eddie: Melhor Edição em Filme
Joel Cox

Sinopse: A história se passa na região do Wyoming em 1880, quando um maldoso cowboy desfigura a face de uma prostituta com uma faca, ao ouvir um comentário pouco elogioso dela sobre determinado órgão de seu corpo. O xerife encontra o cowboy e seu amigo arruaceiro mas os libera mediante pagamento de uma indenização ao dono do saloon. As outras prostitutas ficam furiosas, pois já haviam sido maltratadas pelos mesmos indivíduos, e oferecem um prêmio para quem caçar e matar os cowboys.

Um jovem pistoleiro que chama a si mesmo de Schofield Kid (Woolvett), resolve ganhar o prêmio e recruta William Munny (Eastwood) — um infame pistoleiro aposentado, assassino e bandido que se reformou quando se casou com uma mulher honesta. Após a morte da esposa, Munny continuou a cuidar de dois filhos e da criação de porcos, mas aceita o trabalho pelo dinheiro. Munny chama seu sócio e vizinho, Ned Logan (Freeman), para ajudá-lo a caçar os dois homens.

Entretanto, outro pistoleiro, o "English Bob" (Harris), também resolve ganhar a recompensa. Bob chega a cidade junto com um jornalista contratado para escrever sobre suas façanhas. O livro se chamará "The Duke of Death." (O duque da morte). Little Bill Daggett (Hackman), o xerife local e pistoleiro, resolve usar Bob como exemplo para evitar que novos pistoleiros apareçam na cidade em busca do prêmio e o ridiculariza e insulta em público. Quando Bob sai da cidade, o escritor resolve ficar para anotar as façanhas do temido xerife. À noite, Munny e seus companheiros chegam a cidade e vão ao saloon se encontrar com as prostitutas.

Enquanto Munny, febril, espera pelos companheiros, o xerife descobre que ele está armado. Se negando a entregar a arma, Munny é brutalmente espancado pelo xerife e seus auxiliares. Ele sai carregado da cidade pelos dois companheiros, que retornaram após conversar sobre o prêmio. Munny se recupera graças a ajuda dos amigos e das prostitutas, e os três iniciam a caçada aos dois cowboys. Pouco depois de atacar os cowboys em um canyon, Kid revela que nunca tinha matado alguém e além disso é míope. O sócio de Munny também desiste e resolve deixar a caçada. Mas o xerife fica sabendo do ataque e resolve ir atrás de Munny e seus amigos.

Derrubando com o primeiro clichê do western (o bom moço), temos a imagem da mulher trabalhada. Aqui não é uma boa moça dona de casa a protagonista, e sim uma prostituta que vende sem vergonha o seu corpo, toma suas próprias decisões e tudo mais. Usei o singular aqui, mas me refiro a um grupo específico de prostitutas que trabalham em um centro de bilhar.

Só que, no mesmo tempo que ele rompe com um classicismo do gênero, desliza em um detalhe: a própria moça retalhada tem o seu psicológico muito pouco trabalhado. Talvez seu maior momento seja quando ela se oferece para Eastwood (onde não direi o que acontece, por motivos óbvios), algo realmente marcante, mas pouco trabalhada durante o filme em si.

O xerife deixa de ser visto como o bom moço para a cidade e é tratado como uma pessoa extremamente vaidosa e egocêntrica, apesar dos princípios básicos e das mesmas atitudes que geralmente toma em outros filmes de faroeste. Aqui é um outro ponto de vista, mudando completamente o seu significado dentro da obra.

Gene Hackman faturou um Oscar de ator coadjuvante por sua interpretação neste filme. Outra fuga de clichê foi a sacada da luta entre homens brancos contra homens brancos, deixando o clássico brancos x índios do passado de lado. Não parece lá muito original, porém é um lado extremamente pouco explorado do modo como é apresentado. Definitivamente um clássico.

 

Elenco: